Morar em condomínios representa a opção mais moderna, segura, completa e economicamente viável, sobretudo nos grandes centros urbanos. Morar em condomínio é uma arte, exercício máximo de cidadania e democracia, os condomínios são notáveis exemplos de sociedades organizadas onde a função social da propriedade é atingida em sua plenitude.

Viver em condomínios requer muito bom senso, espírito de grupo e respeito ao próximo, além de disciplina e pleno atendimento ás normas e regras de convivência, entretanto o morador de condomínio deve estar preparado para enfrentar, debater e resolver questões bastantes complexas e delicadas, tais como barulhos, vazamentos, festas, cachorros, vagas de garagem, inadimplência, segurança, previsão orçamentária, rateios extraordinários entre outras.

Acima de tudo, quem opta por morar em condomínio, precisa estar preparado para participar da vida coletiva de modo que deve comparecer nas assembleias, fazer críticas construtivas e acima de tudo colaborar para o convívio harmonioso, equilibrado e pacífico entre as famílias.